Espasmos da Musculatura do Pescoço Orientações Médicas / Ortopedia  

O que são os espasmos no músculo do pescoço ?

São contrações involuntárias dos músculos do pescoço, que se tornam contraídos, tensos e doloridos.


Como ocorrem ?

Podem ocorrer por lesão, desgaste, má postura ou estresse. Principalmente em pessoas que trabalham muito no computador ou que tenham dificuldades para dormir.


Quais são os sintomas ?

Os músculos no pescoço se tornam tensos, contraídos e doloridos.

Quando os músculos que se originam na cabeça e chegam aos ombros sofrem espasmos, é comum sentir dores de cabeça.

Alguns pontos no pescoço podem ficar sensíveis, esses pontos são chamados de pontos de gatilho e causam dores em todos os outros pontos.


Como são diagnosticados ?

O médico revisará o histórico e examinará o pescoço.


Como são tratados ?

• Imobilização: uso de colar, com carácter analgésico;

• Alongamentos: É a melhor maneira de tratar os espasmos no pescoço;

• Massagem: É possível massagear o próprio pescoço, achando os músculos contraídos e
pressionando-os com força, mas pode-se também procurar um profissional especializado para fazê-la;

• Medicação: O médico poderá recomendar antiinflamatórios ou relaxante muscular;

• Gelo: Se os espasmos acabaram de ocorrer, deve-se colocar compressas de gelo sobre o pescoço, por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa, até completar 30 minutos, pode ser feita de 3 a 4 vezes ao dia;

• Aquecimento úmido: Algumas vezes, especialmente com espasmos recorrentes, o aquecimento úmido pode ajudar. Colocar toalhas úmidas quentes sobre o pescoço por 20 minutos ou tomar banhos de imersão ou de chuveiro quentes;

• Fisioterapia: O médico poderá recomendar fisioterapia, como programa de exercícios;

• Injeção: Se os tratamentos acima não trouxerem resultados para melhorar os espasmos, o médico poderá recomendar uma injeção de anestésico, como cortisona, no músculo;

• Gerenciamento do Estresse: Espasmos no pescoço são sintomas físicos comumente causados por estresse e depressão. Identificar esses problemas e tratá-los pode ajudar consideravelmente o tratamento dos espasmos no pescoço.



Quando retornar ao esporte ou à atividade ?

Quando:

• Não houver mais dor no pescoço;

• For possível mover totalmente o pescoço, sem dor.


Como evitar os espasmos na musculatura do pescoço ?

Sabendo as causas usuais (desgaste, estresse e má postura) de espasmos no pescoço e as maneiras de prevenção. Por exemplo: manter uma boa postura enquanto trabalha no computador, fazer pausas freqüentes e exercícios de alongamento.

Quando perceber sintomas de contração ou dor no pescoço, iniciar o tratamento que mais trouxer bons resultados. Tratar os sintomas precocemente pode evitar que eles piorem.



Exercícios de reabilitação para os espasmos da musculatura do pescoço:

*** Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional

Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.

A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito sem a supervisão de um profissional.

Esses exercícios podem ter início imediato.

 





1 - Flexão do Pescoço Para Frente:

Colocar as mãos atrás da cabeça e deixar o peso dos braços empurrar o queixo para o peito.

Manter por 10 segundos e repetir 3 vezes.

 

 

 

 

2 - Flexão do Pescoço Para Direita:

Virar a cabeça para a direita e colocar as mãos atrás dela.

Deixar o peso dos braços puxar o queixo até o lado direito do peito.

Manter por 10 segundos e repetir 3 vezes.

 

 

3 - Flexão do Pescoço Para Esquerda:

Virar a cabeça para a esquerda e colocar as mãos atrás dela.

Deixar o peso dos braços puxar o queixo até o lado esquerdo do peito.

Manter por 10 segundos e repetir 3 vezes.







4 - Orelha no Ombro, Lado Direito:

Inclinar a cabeça para direita em direção ao ombro direito.

Posicionar o braço direito sobre a cabeça e colocar os dedos sobre a orelha esquerda.

Gentilmente, puxar a cabeça em direção ao ombro direito.

Manter por 10 segundos e fazer 3 vezes.

 

5 - Orelha no Ombro, Lado Esquerdo:

Inclinar a cabeça para esquerda em direção ao ombro esquerdo.

Posicionar o braço esquerdo sobre a cabeça e colocar os dedos sobre a orelha direita.

Gentilmente, puxar a cabeça em direção ao ombro esquerdo. Manter por 10 segundos e repetir
3 vezes.

 

6 - Rotação do Pescoço, Lado Direito:

Rodar o pescoço, olhando sobre o ombro direito.

Levantar a mão direita e colocar a palma no lado esquerdo do queixo.

Empurrar o queixo com a palma da mão em direção do ombro direito.

Manter por 10 segundos e repetir 3 vezes.

 

7 - Rotação do Pescoço, Lado Esquerdo:

Rodar o pescoço, olhando sobre o ombro esquerdo.

Levantar a mão esquerda e colocar a palma no lado direito do queixo.

Empurrar o queixo com a palma da mão em direção do ombro esquerdo.

Manter por 10 segundos e repetir 3 vezes.


 



Imprima este artigo







 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br