Torções Orientações Médicas / Ortopedia

Movimentos giratórios de uma articulação são as causas mais freqüentes da torção.

• A articulação fica inchada e dolorida.

• Incapacidade de movimentar a articulação lesionada.

• A princípio, a pele da articulação fica vermelha e, em poucas horas ou até dias, apresenta equimose.

Como é diagnosticada?

O médico examina a lesão. Talvez sejam necessários raios X para se certificar de que não existem ossos quebrados.

Como é tratada?

A regra geral para o tratamento de torções é D-C-C-E:

• Descanso: Primeiro é preciso evitar atividades que causem dor. Em casos de torções no tornozelo ou no joelho, pode ser necessário usar muletas.

• Compressas de gelo: aplicar compressas de gelo sobre a área da torção por 8 minutos seguidos de 3 minutos de pausa, esse ciclo deve ser repetido até completar o 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou até que a dor desapareça.

• Compressão: O médico poderá recomendar o uso de uma faixa elástica envolta
da articulação torcida para reduzir o edema.

• Elevação: Manter a articulação lesionada elevada acima da altura do coração.

Além disso:

• O médico pode fornecer ao paciente um dispositivo para ajudá-lo a apoiar a articulação como, por exemplo, uma tala, uma bengala ou uma tipóia.

• O médico pode recomendar uma medicação antiinflamatória ou algum outro analgésico.

• Exercícios podem ser sugeridos para ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente.

• Algumas torções com total rompimento dos ligamentos podem precisar de cirurgia

Como prevenir uma torção ?

A maioria das torções ocorre por acidentes, por isso incontroláveis. Entretanto, usar calçados apropriados para a atividade e ficar atento ao andar em superfícies irregulares, pode ajudar na prevenção.