CLÍNICA DECKERS

Excelência em Atendimento

Tradição de Mais de 30 Anos

Orientações Médicas

Pediatria:

A Criança com 24 Meses              

Desenvolvimento e Comportamento: A criança com 24 meses

 

 

Quando se tem um bebê em casa, podemos perceber que a cada dia ele aprende uma coisa nova, adquire habilidades diferentes e atinge novos marcos do desenvolvimento. 

Uma das grandes finalidades da consulta pediátrica nos primeiros meses de vida é acompanhar o desenvolvimento das crianças, e permitir intervenções precoces caso necessárias, dentro da melhor janela de oportunidade possível.

 

O desenvolvimento pode ser avaliado nos âmbitos social, de linguagem e comunicação, cognitivo e motor.

O que então podemos esperar de uma criança com 24 meses? Nesse momento, a criança começa a se tornar mais independente, desenvolve um sentido cada vez mais forte de sua identidade pessoal, ao mesmo tempo torna-se mais sociável. Começa a fase da curiosidade e da imaginação. 

 

 

 

1) Social: 

• Gosta de copiar os outros, principalmente adultos

• Mostra euforia na presença de outras crianças

• Apresenta mais sinais de independência 

• Tem dificuldade de partilhar brinquedos

• Ainda brinca em paralelo, no seu espaço e com seus brinquedos, mas começa a engajar-se em brincadeiras com outras crianças.

• Ainda não consegue “esperar sua vez”

• A separação dos pais ainda é motivo de ansiedade

• Apresenta comportamentos desafiadores – quando não lhe fazem a vontade, pode recorrer à birra para expressar frustração.

 

2) Linguagem:

• Aponta figuras ou objetos quando eles são nomeados

• Sabe nome de familiares e de partes de seu corpo

• Repete palavras que escutou em conversas

• Fala sentenças de 2 a 4 palavras. Já usa verbos e adjetivos

• Conhece entre 50 a 300 palavras

• Consegue seguir instruções simples e objetivas

• Como o pensamento é mais rápido do que sua capacidade de verbalizar, pode “tropeçar” em algumas palavras

 

3) Motor:

• Corre, pula, chuta uma bola, fica na ponta dos pés, escala objetos

• Sobe e desce escadas com apoio

• Alimenta-se sozinho usando uma colher

• É capaz de abrir tampas, acender luzes, virar páginas

• Apresenta mais destreza motora fina: desenha

 

4) Cognitivo:

• Sabe para que servem as coisas (uma colher, uma manta, um copo) e mostra independência com tarefas simples

• Segue instruções de 2 passos

• Classifica as cores e as formas

• Aos poucos o pensamento abstrato começa a se desenvolver e passa a brincar de faz-de-conta (início do pensamento simbólico)

• Começa a preferir mais uma mão em relação a outra

• Descobre relações de causa e efeito

 

Na consulta pediátrica, alguns sinais de alerta nessa idade apontam para a necessidade de uma observação melhor ou intervenções precoces:

São alguns sinais de alerta aos 24 meses:

• A criança que perde habilidades já adquiridas

• A criança com dificuldade de andar

• A criança que não sabe seguir instruções simples ou usar objetos do dia a dia (colher, copo, escova, telefone)

• A criança que não fala frases de 2 palavras

 

Referências bibliográficas:

1. American Academy of Pediatrics: Developmental and Behavioral  Pediatrics de Robert G. Voigt

2. Livro do Ricardo Halpern: Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

 

Dra Mariana Grando Pegoraro

Pediatra e Intensivista

22/01/2018

 

voltar para pediatria

                    compartilhe

CLÍNICA DECKERS

 

 

ORTOPEDIA - TRAUMATOLOGIA - CLÍNICA MÉDICA 

 

FISIOTERAPIA - REABILITAÇÃO ESPORTIVA

 

PILATES - RPG - TRX

 

MEDICINA ESPECIALIZADA EM GOLFE

 

CARDIOLOGIA  -  PEDIATRIA

 

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA  -  DERMATOLOGIA