ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONSULTAS POR TELEMEDICINA baixar este arquivo
Prezados pacientes, por favor atentar às considerações e orientações listadas abaixo:
01) A consulta é pessoal e intransferível para outra pessoa. É feita em tempo real, devendo respeitar o sigilo médico, e não pode ser gravada sem autorização explícita do médico(a) que presta o atendimento.
02) Lembre que a telemedicina não é uma plataforma para casos de urgência e emergência. Pacientes potencialmente graves precisam de atendimento e exame físico presencial em Pronto Socorro.
03) Agende a consulta pelos telefones da Clínica, sinalizando o desejo de uma teleconsulta.
04) A pontualidade é imperativa para o atendimento por telemedicina. Organize-se para que esteja disponível e a postos no horário marcado/agendado previamente.
05) Certifique-se de que esteja em uma área tranquila, com boa conexão à internet, iluminação e privacidade adequada no momento de sua teleconsulta.
06) Teste com antecedência o ajuste e as configurações da câmera e do microfone de seu computador, tablet ou smartfone.
07) No início da consulta, diga olá ou acene quando vir o seu médico (ambos podem ter que fazer algum acerto no áudio e no vídeo para que tudo funcione corretamente).
08) Confirme o envio e recebimento do consentimento informado, específico para atendimento por telemedicina.
09) Preencha com antecedência o formulário de resumo/triagem sobre saúde.
10) Confirme que o médico possui o SEU número de telefone, para que seja possível ligar de volta em caso de perda de conexão.
11) Envie o comprovante de pagamento para o e-mail ou Whatsapp da CLÍNICA DECKERS. O horário da consulta agendada será confirmado após o recebimento do comprovante de pagamento.
12) Retorno: em caso da necessidade de uma consulta de retorno esta se dará no prazo máximo de 30 dias, dependendo da orientação médica, utilizando-se o mesmo meio de tecnologia. Atendimentos realizados em razão de doença distinta não serão considerados retorno, caracterizando-se como novo ato profissional, com outra cobrança de honorários médicos.
13) Durante a consulta:
A - Olhe para o ecrã (não é necessário olhar direto para a câmera).
B - Use a câmera para mostrar algo de interesse na consulta (por exemplo manchas na pele).
C - Se a ligação cair e não conseguir voltar, aguarde um telefonema.
D - Após a consulta, o médico poderá emitir, de forma digital, uma solicitação de exames complementares, uma prescrição médica, receita, relatório médico ou atestado médico.
E - Anote todos os conselhos e instruções e tenha a certeza de que entendeu todos os próximos passos (por exemplo onde levantar receita médica).
F - Depois de se despedirem, desligue a ligação.
BOA CONSULTA!